O deputado estadual Sinésio Campos (PT) enfatizou nesta quinta-feira (15/8), em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a importância das rotas de integração regional para o desenvolvimento econômico do estado, com destaque especial para a indústria local naval. O Governo Federal está investindo 10 bilhões de dólares em cinco rotas de integração internacional, dos quais o Amazonas será diretamente beneficiado.
Campos destacou as declarações da ministra do Planejamento, Simone Tebet, que apontou que as rotas de integração regional podem contribuir o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em até 1% até 2026, comparando esse impacto ao da reforma tributária. Entre as rotas, o deputado ressaltou a Manta-Manaus, um projeto hidroviário que liga o porto de Manta, no Equador, a Manaus, e que deve ser concluído até a COP-30 em 2025.
Segundo Campos, o projeto Manta-Manaus, defendido por ele há 20 anos, tem o potencial de transformar o Amazonas em um hub naval, impulsionando a indústria local e gerando empregos. Para discutir os próximos passos, o deputado anunciou a realização de uma audiência pública na Aleam no dia 22 de agosto.